Notícias

09/07/2018

Empresa traz soluções sustentáveis para descarte de pescado no RJ

Soluções sustentáveis são a motivação da Patense desde sua origem e, também, para a Unidade Rio em Tanguá. Em operação há pouco menos de 2 anos, a planta processa cerca de 200 toneladas de produtos por dia e já emprega 70 pessoas diretamente.

A Unidade Rio recebeu R$ 30 milhões em investimentos para dispor das tecnologias mais atuais em todas as etapas do processo produtivo. São 10 mil m² de área construída para fazer parte da solução sobre o descarte de peixes no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Brasil produz por volta de 600 mil toneladas de pescado por ano nos estabelecimentos contabilizados, sendo 100 mil apenas no Rio de Janeiro. Destes totais, cerca de 30% (ou mais) são descartados.

Se não existisse a Unidade Rio da Patense, tias resíduos de pescado iriam para aterros, gerando chorume, ou mesmo seriam despejados diretamente no mar, rios ou solo, causando impacto ambiental negativo para a sociedade e o meio ambiente.  

A Empresa também processa descartes da suinocultura, pecuária e avicultura em outras unidades e desenvolveu soluções sustentáveis nacionalmente reconhecidas como como a fertirrigação e a cogeração de energia.

“A Patense é uma empresa de referência que sempre buscou dar a melhor destinação para resíduos que seriam lançados na natureza, muitas vezes sem tratamento adequado. Em Tanguá, transformamos subprodutos de pescados em farinha e óleo de peixe”, explica Victor Gonçalves, diretor de Operações da Patense.

A qualidade desses produtos é outro diferencial da Empresa para abastecer o setor agropecuário e de animais domésticos com ingredientes para rações. Por isso, tecnologia e controles de processos são pilares desde a captação dos subprodutos até a fabricação.

A Unidade Rio, por exemplo, utiliza um frota de caminhões com isolamento térmico (câmara fria ou tanques refrigerados), controle microbiológico, fiscais de qualidade, tratamento de 100% dos efluentes e outras rotinas para garantir alta performance produtiva e ambiental em todo o processo.

“As instalações são extremamente limpas e higiênicas e chegam a impressionar quem as conhece pela primeira vez. Tudo isso graças ao maquinário de última geração e a experiência que a Patense adquiriu em décadas de atividade”, acrescentou Fernando Guimarães, gerente da Unidade Rio.

A Empresa já tem capacidade instalada para ampliar as operações em sua unidade de Tanguá e também o número de vagas de trabalho para 120 em breve. Além disso, tem planos para realizar novos investimentos e projetos na região.

Sobre a Patense

A Patense é uma empresa de referência, fundada há 47 anos, reconhecida por suas soluções sustentáveis nos aspectos ambiental, social e econômico. Atualmente, possui quatro unidades (Adamantina – SP, Itaúna – MG, Patos de Minas – MG e Tanguá – RJ) e emprega mais de 900 colaboradores.

Reconhecida no Brasil e no exterior, a Empresa figura entre as 400 maiores companhias do agronegócio brasileiro pela revista Exame e também há cinco anos entre as maiores e melhores da revista Globo Rural. Além disso, coleciona premiações como o Prêmio Qualidade Total do Sebrae e do Diploma Amigo da Criança da Fundação Abrinq, entre outras.

Graças à constante busca por inovação, investimentos sólidos em gestão e aprimoramento dos processos de produção, a Patense também é reconhecida nacionalmente por soluções ambientais, técnicas e econômicas. 

Um dos projetos de destaque é a fertirrigação que gera reaproveitamento integral e racional da água residuária do processo produtivo, criando um adubo rico em nutrientes orgânicos e químicos. Assim, entre outras vantagens, a irrigação fica mais econômica e a aplicação mais uniforme na lavoura.  

Outra iniciativa que chama a atenção é a cogeração de energia. A tecnoogia utiliza biomassa das atividades fabris para produzir energia elétrica, o que torna suas unidades mais sustentáveis tanto pela autosuficiência em eletricidade, como pela redução de descartes.  

A Patense também possui certificações nacionais e internacionais, como de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o HACCP, uma vez que exporta seus produtos para mais de 10 países como Chile, EUA, África do Sul, Tailândia, Peru, entre outros, em quatro continentes e, ainda, atende grandes empresas globais como clientes.

Unidade de Negócios (Escritório)

Tel: (34) 3818-1800

PATOS DE MINAS - MG - BRASIL

Rua Doutor Marcolino, 79 - Centro

CEP: 38700-160 - Cx. Postal 9

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000781.nfe@patense.com.br

Unidade Industrial (Matriz Patos de Minas-MG)

Tel: (34) 3826-3800

PATOS DE MINAS - MG - BRASIL

Estrada Patos/Alagoas KM 04 - Zona Rural

CEP 38700-000 - Cx. postal 9

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000196.nfe@patense.com.br

Unidade Industrial (Filial Itaúna-MG)

Tel: (37) 3249-5000

ITAÚNA - MG - BRASIL

Rodovia MG 431 Km 37 - Zona Rural

CEP 35680-054 - Cx. postal 22

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000358.nfe@patense.com.br

Unidade Industrial (Filial Adamantina-SP)

Tel: (18) 3521-2830

ADASEBO - ADAMANTINA - SP - BRASIL

Rodovia Adm. 030, SN - Km 2 - Córrego Tocantins

CEP 17800-000

adasebo@adasebo.com.br

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000191.nfe@adasebo.com.br

Unidade Industrial (Filial Tanguá-RJ)

Tel: (21) 3609-5770

TANGUÁ - RJ - BRASIL

BR 101- Entrada KM 285

Estrada Eugênio Costa S/N - Distrito Industrial

CEP 24890-000

E-mail para recebimento de arquivo XML:

000510.nfe@patense.com.br

Participe das nossas Redes Socias:

© 2013 Patense. Todos os direitos reservados.